PNEUMONIA NA INFÂNCIA


PNEUMONIA NA INFÂNCIA

A pneumonia infantil é uma infecção ou inflamação aguda do pulmão. Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. O início da pneumonia viral se caracteriza por um quadro prévio de catarro nas vias superiores, com rinite, febre ou febrícula, aparecendo posteriormente o compromisso da via respiratória inferior com dificuldade respiratória e aumento da frequência respiratória.
Por outro lado, a pneumonia bacteriana se caracteriza por um início repentino com febre, dificuldade respiratória, dor torácica. Os germes variam segundo a idade do paciente. Não é o mesmo a pneumonia em uma criança de 2 meses que em uma adolescente.
O bebê ou criança pode apresentar febre alta, tosse, catarro, cansaço, falta de apetite e até falta de ar. Há crianças que reclamam de dor na barriga quando estão com pneumonia, o que pode causar confusão no diagnóstico, e até desconfiança de apendicite. A dor abdominal pode ser causada por infecções nas regiões mais inferiores do pulmão, quando a pleura (camada que cobre o pulmão) é atingida.
O diagnostico da doença é feito através de uma ausculta pulmonar pelo pediatra. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de sangue e radiografia de tórax para avaliar a presença de infecção nos pulmões.
A fisioterapia respiratória em crianças com pneumonia é de fundamental importância no alívio dos sintomas e rápida eliminação de secreções pulmonares, além de prevenir atelectasias que é o colapso de algumas regiões do pulmão. Através de manobras de higiene brônquica e técnicas de estímulo de tosse ou aspiração traqueal proporcionamos alívio do desconforto respiratório e melhora das trocas gasosas.

Há algo que eu possa fazer para evitar que meu filho tenha pneumonia?
Sim, há medidas que você pode tomar para reduzir o risco de seu filho ter pneumonia: 
  • Mantenha a vacinação dela em dia. As vacinas contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo b (DTP Hib), contra a difteria e a coqueluche são importantes porque previnem doenças que podem levar à pneumonia. Vale lembrar que nenhuma vacina imuniza contra todos os tipos de pneumonia. Mantenha o calendário de vacinação do seu filho sempre em dia. 
  • Lave sempre as mãos. O hábito de lavar as mãos com frequência, tanto as suas quanto as da criança, ajuda a evitar a disseminação dos agentes causadores da doença. 
  • Não exponha seu filho à fumaça de cigarro. O ideal é largar o cigarro, se você ou o pai da criança fumarem. Estudos já mostraram que crianças que convivem com fumantes e com a fumaça do cigarro adoecem com mais frequência e são mais suscetíveis a doenças como pneumonia, infecções respiratórias altas, asma e otite. 





                                                Miriana Arroyo Monteiro
                                                     Fisioterapeura
                                                     CREFITO 136763F



Comentários

Postagens mais visitadas