S.T.A.F. Explica - O que são os bicos de papagaio?

O que são os bicos de papagaio? 



Grande parte da população já sentiu dores na coluna, e é muito comum na consulta o médico solicitar um R.X. ("chapa" como é denominado popularmente) para melhor análise e diagnóstico, neste exame, muitas vezes o Dr. diz que tem muitos "bicos de papagaio" na coluna, e os mesmos, estão causando essa dor na coluna que até pode irradiar.

De acordo com o comentário acima, vamos denominar o que provavelmente encontramos nos laudos de R.X., como é o caso dos Osteófitos.

O que são Osteófitos?

Mais comumente denominado de bicos de papagaio, os osteófitos são crescimentos anormais de tecido ósseo que se formam nos cantos das vértebras, e esse fator, pode estar diretamente a fatores Reumáticos, como artrites e osteoartrites, fatores por estresse articular, muitas vezes associados a levantamento excessivo de peso, ou até mesmo estresse por impactação.

O que causa o bico de papagaio?

Hoje em dia, a má postura tem sido a grande vilã para o aparecimento do mesmo, mas não podemos descartar o sedentarismo, obesidade, fatores genéticos e hereditários.

Como fazer o diagnóstico?

Temos muitos recursos hoje em dia, um simples R.X. já comprovam a existência da disfunção, mas em casos mais graves, a Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada ajudam a diagnosticar precisamente o comprometimento de uma estrutura vértebral e/ou neural.

Vamos analisar agora, o desenho ilustrativo para maior entendimento do que são e onde estão os osteófitos ou bicos de papagaio:



A figura acima, a esquerda, demonstra justamente o que acontece, ilustrando uma coluna normal, com os discos em formato ovalado, promovendo amortecimento e estrutura vertebral normal, sem alterações presentes.

Já a figura da direita, demonstra um quadro de osteodiscoartrose com osteófitos marginais numa fase bem avançada. Ocorre a redução do disco intervertebral que teria a função de amortecimento; formação anormal nos cantos vertebrais, como demonstra as flechas em vermelho no segmento da coluna.

Qual o tratamento?

Dependendo da gravidade do problema, podemos citar vários tipos de tratamento envolvendo a Fisioterapia como maior fator preventivo. Lembrando que os bicos de papagaio não desaparecem com tratamento algum, eles já estão presentes nos corpos vertebrais e já causaram danos ao disco que serve como amortecedor, o principal objetivo do Fisioterapeuta é estabilizar o eixo de disfunção, ganhar mais mobilidade articular e promover uma maior qualidade nas atividades de vida diária.

Em casos de muita dor, a ajuda de antiinflamatórios e analgésicos podem ajudar a aliviar os sintomas, mas não dispensam o tratamento da Fisioterapia, que por sua vez, através de exercícios específicos para a região de dor, ajudam a ter mais disposição e redução do quadro álgico.


Agendem uma avaliação e saibam qual o melhor tratamento indicado para seu problema.





Comentários

Postagens mais visitadas