Fisioterapia Desportiva - Entenda como prevenir-se de lesões e os passos corretos para uma reabilitação efetiva


Treinamento Desportivo para as modalidades do golfe e surfe
Atletas de níveis diversificados, treinam constantemente e de forma intensa estão suscetível a sofrer lesões, principalmente aqueles que realizam seus treinos sem uma periodização e prescrição correta. Dessa forma, a fisioterapia se destaca na reabilitação de diversos tipos de modalidades dentro do meio esportivo; sem contar com o principal propósito, a prevenção de lesões.

As lesões desportivas, são disfunções
desagradáveis no dia a dia do atleta, todavia, está presente em atletas de alto nível, profissionais do esporte e até mesmo amadores. Na grande maioria das vezes, as lesões geram quadro agudo de dor, seguido por incapacidade do movimento, impossibilitando o mesmo de realizar seus treinos.

Entorses, estiramentos musculares, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites e traumas, são as formas mais comuns de lesões. Umas com mais complexidades, acometendo parcialmente estruturas tendíeis e musculares, ou ainda, seguido por ruptura total de fibras, no qual se torna mais complexo a reabilitação e retorno às atividades esportivas.

A Fisioterapia Esportiva atua de forma eficaz na reabilitação do atleta e principalmente sobre as prevenções para novos tipos de lesão, aprimorando o CORE, viabilizando maior harmonia muscular e propicia treinos diversificados para cada tipo de modalidade do esporte. Além disso, proporciona-se durante o protocolo de reabilitação fisioterapêutico:

  • Eliminar quadro álgico;
  • Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada, não esquecendo da mobilidade;
  • Realizar treinamentos proprioceptivos, promovendo reorganização  neuromuscular (flexibilidade, força, segurança, rapidez, agilidade);
  • Promover rapidez do atleta para o retorno dos treinamentos, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão;
  • Promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento

Já o retorno às atividades esportivas, depende muito da modalidade em que o mesmo esta sob treinamento. Pode variar muito a estimativa de tempo/retorno, mas nosso grande intuito, é devolvê-lo o mais rápido possível sor treinamentos.

A fisioterapia dispõe de alguns recursos para seu tratamento, dependendo do tipo e local da lesão e as necessidades do paciente devido sua modalidade esportiva podem tem um leque de tratamentos. Dentre as modalidades de realização, cito a cinesioterapia, terapia manual, eletroterapia (analgesia por aparelhos), treinamento funcional, massoterapia e S.T.A.F. para controle progressivo do retorno à prática esportiva, estabilização segmentar do segmento da dor, principalmente para as disfunções da coluna vertebral. Além de treinos de potência e aprimoramento do condicionamento físico. 

Temos ainda, a  musculação, para desempenho de força e hipertrofia, porem, sob orientação de um personal trainer, e pilates, com um especialista na área, para melhor desempenho e ainda, treinamento funcional, com protocolos específicos para melhora da performance e preventivos.

Contudo, para uma prática esportiva mais segura, optem por profissionais com experiência e especialistas nas diversas áreas de modalidades. Os mesmo proporcionarão um rico conhecimento sobre análise do movimento, prescrição de calçados e roupas apropriadas, questões alimentares e até mesmo, dicas para maior rendimento esportivo, obviamente, sempre com a prevenção, como palavra chave.


Dr. Diego M. Izumi - Fisioterapeuta
Clínica Dra Fabiana Morais
Centro Especializado no Tratamento da Coluna Vertebral
R. Maria Carlina Trevisan Fava 2320 - Vivendas

São José do Rio Preto - SP

Comentários

Postagens mais visitadas