Nervo ciático, porque ele dói tanto



Nervo ciático, porque ele dói tanto?

Nosso corpo é constituído de músculos, vísceras, capsulas, tendões, ligamentos, vértebras e o principal assunto deste artigo, as inervações. 
Temos diversas inervações em todo o corpo, e considerando o sistema nervoso, temos 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais. Sendo assim, temos um nervo importantíssimo, que por sinal, o maior de todos que temos em todo corpo, o famoso nervo ciático.
O nervo ciático corresponde ao maior nervo do corpo humano. Ele é responsável pela sensibilidade e movimentos das pernas. Tem sua origem na região lombar e é composto por raízes nervosas que saem da coluna vertebral, juntam-se e descem pela parte posterior de cada perna e chegam até os pés.
Os sintomas de dor em "pontadas", fraqueza, queimação e/ou formigamento, surgem quando alguma estrutura exerce compressão em alguma parte do seu trajeto.


Esse dano ao ciático ocorre geralmente por lesões degenerativas da coluna lombar principalmente por: hérnia de disco, protusão de disco, espondilolistese, artrose nas vértebras inferiores e estenose vertebral. Outras causas também podem ser investigadas como alterações de partes moles como: tumores, tensão do músculo piriforme, bursite trocantérica e miosite do bíceps femoral.
Em virtude destes fatos, existem tratamentos conservadores específicos para manutenção das disfunções e até mesmo cura para tal problema, obviamente, sempre acompanhado por um médico neurocirurgião especialista em coluna.
Com bases em evidências clínicas e científicas, a metodologia S.T.A.F. (Spine Treatment Active Functional), vem s destacando pela eficácia em reabilitações de coluna.
Agregando avaliação minuciosa da biomecânica articular (análise profunda do problema da coluna), geram-se exercícios direcionados que atacam diretamente na causa do problema, tanto para ganho de mobilidade (alongamento/flexibilidade) ou até mesmo estabilidade do segmento vertebral (movimentos que geram tonificação intrínseca), promovendo dessa forma, alívio dos sintomas e melhorias na qualidade de vida, devolvendo ao paciente o simples fato de poder estar de forma funcional para seu dia a dia.

S.T.A.F. Promovendo Qualidade de Vida
Agende sua avaliação

Dr. Diego M. Izumi
Fisioterapeuta Crefito 67691-F
Agendem sua avaliação

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas