Dor???



Entenda tudo sobre esse grande mal


Quando falamos em dor, logo aparecem centenas de pessoas que apresentam o mesmo sintoma, podendo ser em vários lugares do corpo, umas mais fortes, outras mais brandas, umas mais frequentes e outras não muito intensas.



Vamos entender entao, quais são os tipos de dor, saibam como tratar, e o principal, como prevenir essa dorzinha que tanto incomoda.


Dentro vários tipos de dor, podemos destacar três principais, nas quais são as grandes queixas em clínicas de fisioterapia, hospitais e consultórios médicos.


Dor Aguda: Na grande maioria das vezes, esse tipo de dor, já vem anunciada a algum tipo de inflamação. Serve como um alerta de que alguma lesão pequena aconteceu nos tecidos, geralmente em local específico, podendo ser a tão comentada “dor miofacial” não se apresentando em várias partes do corpo.


Dor Crônica: Em questões clínicas, dor crônica é aquela apresentada por mais de seis meses, sendo aquela dor constante, que sempre aparece. Geralmente interligada ha uma doença crônica, como por exemplo a hipertensão arterial.


Dor Visceral: Dor que se origina internamente, dor nos órgãos. O ataque cardíaco é um bom exemplo, podendo primeiramente causar dor no ombro, estômago, braço e na mão.


A dor somática, é a dor que aparece quando se cai e quebra (fratura) o braço, ombro, cotovelo. 


O quadro de dor, interfere, não somente nas questões emocionais, mas também no lado familiar, psicológico, social e também sexual. É muito importante tratá-la, ja em seu inicio, uma vez que após muito tempo de evolução, temos como amenizá-la, e não curá-la por completo.


Por sua vez, o grande aliada a esses males, chama-se, exercício físico preventivo. Através deles, aumentamos a circulação de todo corpo eliminando ou reduzindo os inchaços, combatemos doenças crônicas, aumentamos a auto estima, eliminamos a fadiga, melhoramos o sono e proporcionando o bem estar necessário para o nosso dia a dia.


Dentro este contexto, temos diversos tipos de tratamentos para cada tipo de mialgia ou artralgia apresentada, por isso é sempre importante procurar por profissionais especializados, para que protocolo de reabilitação seja o mais adequado possível, promovendo assim, maior qualidade de vida, e o mais importante, ter uma vida sem dor.


Dr. Diego Izumi


Comentários

Postagens mais visitadas