S.T.A.F. tratamento altamente eficiente nas reabilitações pós-operatórias da coluna vertebral



Reabilitação Funcional Metodologia S.T.A.F.

(Spine Treatment Active Functional)
Atualmente quando falamos e pensamos em fisioterapia vem logo em nossa mente os tratamentos convencionais, porém apresentando certo descredito perante aos pacientes e classe medica especializada. Estes métodos são normalmente aplicados de maneira coletiva e com baixa efetividade, deixando assim, de atingir os resultados desejados e gerando abandono do tratamento.
Nova modalidade de tratamento vem sendo descoberta e desenvolvida como Cinesioterapia Funcional que contempla os conhecimentos modernos de biomecânica da coluna vertebral vinculada a testes específicos para cada fisiopatologia, fundamentais para o raciocínio diagnostic de causa, aliada a exercícios funcionais corretivos, que trabalhamos resistência, flexibilidade e além melhorar coordenação motora, agilidade e o equilíbrio, promovendo a estabilização do segment da dor. A metodologia S.T.A.F. busca reabilitação global dos movimentos, ensinando utilizar toda a capacidade do corpo melhorando desempenho nas atividades da vida diária, sua autoestima e o bem estar geral. Para atingir estes objetivos são utilizados exercícios com resistências que não se restringem a aparelhos, mais que trabalha de forma mais livre e dinâmica com auxilio de elásticos, bolas e bastões e etc.
A Reabilitação Funcional pode ser utilizada tanto na reabilitação de pacientes não operados e também em operados desde cirurgia minimamente invasiva como também em cirurgias de grande porte da coluna vertebral. Desta maneira, a S.T.A.F. se torna uma moderna e eficiente modalidade de reabilitação funcional que vem sendo desenvolvidas para pacientes com hérnias de discos, desvio de coluna e principalmente para cirurgias de coluna como artrodese, laminectomias e microdiscectomias. Um dos grandes pilares do sucesso deste tratamento é uma verdadeira integração entre os profissional que realiza o tratamento do paciente. Existe um tratamento personalizado e especifico levando em conta as características individuais de cada paciente e com grande interatividade e adesão a proposta da Cinesioterapia Funcional.

Os pacientes normalmente chegam ao centro de reabilitação com grande de dificuldade de realizar movimentos de flexão e extensão, rotação com pouca mobilidade mimetizando um robô e com defcits motores como realizar movimentos para sentar e levantar e a desempenhar bem as funções da rotina com pegar um pasta no banco de traz do carro, etc. São avaliados de forma global e submetidos tratamento com protocolos especificos, sendo criados através de avalização minuciosa do eixo biomecânico da dor, avaliando estruturas complementares como deficiências musculares, tendíneas e até memso alterações posturais causadas pela dor, e sendo acompanhado passo a passo com resultados imediatos e surpreendentes já nas primeiras sessões do tratamento com a Reabilitação Funcional. Esta modalidade de tratamento se diferencia em promover um aumento de performance global, atua de forma ativa no alivio da dor e proporciona de forma eficaz e rápida uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes com dores na coluna. Lembrando que a técnica estabiliza o eixo de disfunção, não deixando a mesma evoluir no caso de uma hernia de disco, evitando assim que o paciente passe por um procedimento cirúrgico.
A Metodologia STAF, vem sendo desenvolvida a mais de três anos, tendo provações positivas em inúmeros casos, sendo quadros cirúrgicos ou preventivos, comprovando sua excelência em qualidade, segurança e rapidez. 

Dr. Diego M. Izumi 
  • Fisioterapeuta Crefito 67691-F
  • Especialista em Ortopedia - Traumatologia - Neurocirurgias da coluna vertebral
  • Especialista em Ombro - Joelho - Mão


Comentários

Postagens mais visitadas